É necessário estar sempre bêbado.Tudo se reduz a isso; eis o único problema.Para não sentirdes o fardo horrível do Tempo,que vos abate e vos faz pender para a terra,é preciso que vos embriagueis sem cessar.
Mas - de quê?De vinho, de poesia ou de virtude, como achardes melhor.Contanto que vos embriagueis.
E, se algumas vezes,nos degraus de um palácio,na verde relva de um fosso,na desolada solidão do vosso quarto,despertardes,com a embriaguez já atenuada ou desaparecida,perguntai ao vento, à vaga, à estrela, ao pássaro, ao relógio,a tudo o que foge, a tudo o que geme, a tudo o que rola,a tudo o que canta, a tudo o que fala,perguntai-lhes que horas são;e o vento, e a vaga, e a estrela, e o pássaro, e o relógio,hão de vos responder:
- É a hora da embriaguez!Para não serdes os martirizados escravos do Tempo,embriagai-vos sem tréguas!De vinho, de poesia ou de virtude, como achardes melhor.
Charles Baudelaire
Nenhum comentário:
Postar um comentário